30.5.03

Cobertura da II Oficina para a Inclusão Digital

O Zé Murilo, meu irmão, postou em seu blog (o Ecologia Digital) suas observações sobre os dois primeiros dias da II Oficina de Inclusão Digital. Vale o destaque para a discussão sobre Software Livre entre o Sérgio Amadeu e o Sílvio Meira e a para a foto dos Metáforas assistindo, compenetrados, à apresentação dos painéis.

Por falar em relatos da II Oficina de Inclusão Digital, os meus estão todos postados no Expresso da Blogosfera. O relato de ontem já está lá.

UPDATE:
O Ecologia Digital já está com um novo post sobre os últimos dias da Oficina. Vale a pena dar uma olhada.
"...é mais uma modelo que se dedicou a emprestar o seu belíssimo rosto como garota-propaganda para produções visuais, fotografando para Jujú Coiffeur"

Fico pensando no que este jornalista anônimo (que não teve coragem de assinar o texto onde escreveu esta pérola) do Jornal Coletivo pensa que as modelos costumam fazer em sua profissão. Se for algo diferente de "emprestar sua imagem para propaganda/ensaios fotográficos" ou desfilar, então não sei mais o que fazem as modelos. São pagas para ir à festas ruins para atrair marmanjos sonhadores que acreditam que terão alguma chance com elas?

29.5.03

Edney e as Brastemps

Nosso amigo blogueiro Edney, do Informação e Inutilidade, descobriu da maneira mais desagradável que as lavadoras, fogões, geladeiras e lava-louças da Brastemp não são "assim, uma Brastemp". Acompanhe no blog do Ed a novela de suas agruras com os eletrodomésticos e os serviços de atendimento ao consumidor da Brastemp. Para ler ao som daquela musiquinha "pululum bá pum bá pum bá pum..." que toca no comercial da marca...

Vale comentar também que este foi um dos posts mais comentados do Informação e Inutilidade desde que comecei a visitar este blog, no ano passado. Pelo visto a Brastemp não anda muito popular na blogosfera. Vale a pena dar uma olhada no IVox (um site onde os consumidores opinam, elogiam e reclamam sobre os produtos que adquirem/consomem) para ver o que o povo está falando da marca.

E vocês? Já tiveram alguma desventura com uma Brastemp, ou com outro produto qualquer que é anunciado como uma maravilha mas que no fundo é uma porcaria? Já sofreu pendurado na linha, ou esperando sentado, pela boa vontade e honestidade dos serviços de atendimento ao consumidor? Solte o verbo!
"Algoritmos inocentes numa blogosfera suja"...

Quando entrei na página do TopLinks para adicionar o PbE (afinal, um pouco de publicidade no início vai muito bem) notei um detalhe curioso: Ao que parece o mecanismo deste site que se auto intitula o Blogdex brasileiro é muito facilmente enganado por questionários (como este que ocupava o primeiro lugar no momento que acessei), dead links e coisas parecidas. Se os blogs fazem o tal Googlewashing(veja também este post), então alguns tipos de besteirol na blogosfera agora começam a fazer um TopLinkwashing. Será que alguém vai pedir (ou inventar uma notícia a respeito) de uma lista específica para lixo no TopLinks da mesma forma que o cara do The Register inventou sobre o Googlewashing?

Sorry, just being sarcastic. :)
Perdoem a relativa bagunça. Este blog ainda está em construção.
Por outro lado a construção de layouts nunca foi o meu forte. :)

Mas, pensando bem... um blog não está sempre "em construção"?

Blogs são muito dinâmicos, nunca ficam prontos ou chegam a um "estado final".
Mas isto não diminui a relativa bagunça que vemos aqui, eu sei. ;)

Tenho esperança que algum dos outros blogueiros associados tenha mais habilidade para layouts do que eu.
Eu estou aqui só pra escrever.... Vamos ao trabalho. :)
Um pouco de giz...

This is my new blogchalk:
Brazil, Distrito Federal, Brasília, Setor Sudoeste, Portuguese, English, Daniel Duende, Male, 21-25, Blogs, Leitura. :)

28.5.03

Este é um blog colaborativo. Alguém mais se interessa em escrever nele?


Primeiro Dia (27/05)

Cheguei um pouquinho atrasado no evento (embora a organização tenha pedido encarecidamente para que todos chegassem com antecedência), mas a recepção deu um show me entregando minha pasta e identificação em menos de um minuto e meio (sim, eu cronometrei). Nunca havia estado no Blue Tree Park, mas não foi difícil encontrar o lugar onde estava acontecendo a primeira palestra. Haviam hosts do evento posicionados estratégicamente direcionando os perdidos e os distraídos para onde estes quisessem ir. Não foi difícil também encontrar uma cadeira pra sentar (embora esta fosse uma das últimas ainda vagas). Curiosamente era justamente ao lado do Cláudio Prado, com quem eu queria falar. Sorte de principiante ou a usual mãozinha do destino?

O primeiro Painel de Inclusão, sobre Inclusão Digital, Inclusão Social e Cidadania estaria sob a batuta do ministro Cristovam Buarque e do ministro Tarso Genro, mas o Cristovam não foi, sendo substituído por uma senhora que se bem me lembro era a Maria Teresa Augusti. Foi um painel interessante, com todo o discurso governamental (muito certo por sinal) sobre a função do governo na inclusão digital e sobre a conexão entre exclusão digital e exclusão social. Muito didático, muito interessante, mas não saiu disto.

O segundo painel de inclusão do qual participei foi sobre Inclusão Digital e Desenvolvimento. Não pude ficar até o final pois tive que ir ao banco para "avisar" meu chefe de que eu estaria no evento prestando consultoria ao meu newfound guru. De qualquer forma parece ter sido um painel interessante, onde se colocava a importância da inclusão digital da população para o crescimento econômico (que neste caso seria também acompanhado pelo crescimento social) do país. Valeria a pena ter ficado até o final. É triste trabalhar em uma área tão diversa (e rasteira) quando seu verdadeiro potencial está em outra coisa.

O estudo de caso sobre o CDI (Comitê de Democratização da Informática) foi um bocado previsível em alguns aspectos: a mostra de competência que chegava a ser estafante, os enormes resultados alcançados pela ONG (que já se diz, e talvez com razão, a maior ONG de inclusão digital do mundo) e o discurso ultra correto e digerível. Mas houveram algumas surpresas, como a volta do software livre às falas do pessoal do CDI e a total ausência (até onde me lembro) de menções à Mamãe Micro$oft, que carregou o CDI nos braços por um bom tempo (e fez suas cobranças) até onde sei.

Entrei e saí de várias outras atividades, painéis e estudos de caso ao longo da tarde, mas nada de muito útil. Parei enfim para fazer meu certificado digital em I-Key. Demorou um bom bocado pois o pessoal do SERPRO errou a torto e a direito na hora de fazer meu registro, tendo que repeti-lo várias vezes. No fim tudo acabou bem.

Neste meio tempo também encontrei com um velho amigo que está envolvido com um projeto de inclusão digital financiado pelo CEUB (mas que estava sem um projeto concreto de como realizar o trabalho), e o apresentei a uma amiga que tem um excelente projeto (mas ainda estava sem fundos para começá-lo). Pode vir a ser uma bonita união :)

No final da tarde encontrei novamente o Claudio Prado, que me apresentou à pessoa do Hernani Dimantas (que já conhecia textualmente) de seu blog (por sinal muito bom) Marketing Hacker. O mesmo Claudio me colocou dentro de uma reunião temática a respeito de Inclusão Digital e Desenvolvimento, onde estavam deputados, funcionários públicos de sei lá que órgão-ligado-à-inclusão-digital e professores universitários. Entrei calado e saí mudo, tendo a impressão de que todos alí tinham muita vontade (e interesses e visões diversos demais) e que o tempo seria muito, muito, curto para convergir todos os interesses envolvidos. De qualquer forma foi uma reunião interessante, que valeu (conforme o Hernani e com minha concordância) sobretudo pela frase do Claudio Prado: "Sem Tesão não há Inclusão".

Os bate papos finais aqui e alí foram muito interessantes também. Vamos ver agora o que sai de tudo isso. Espero que alguma coisa concreta seja feita a partir de tanta discussão. Espero também, e sobretudo, arranjar algum emprego melhor (para poder trabalhar em paz naquilo que realmente tenho tesão). Que Deus sorria sobre a Inclusão Digital e sobre este ativista que os escreve.

PS. Perdoem a probreza de links deste texto. Foi escrito com muita, muita pressa mesmo. Estou atrasado para o segundo dia da Oficina, mas antes disso ainda tenho que pagar meu terapeuta e levar meu carro na oficina (com "o" minúsculo, aquela que conserta carros...).

27.5.03

Segunda Oficina de Inclusão Digital

Acontecerão nesta semana, de 27 a 30 de maio, a Segunda Oficina para a Inclusão Digital e o E-Gov III Forum no Blue Tree Park em Brasília. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui, contanto que ainda hajam vagas.

A Oficina para a Inclusão Digital tratará de assuntos relacionados ao movimento para a inclusão digital no Brasil, abordando os seguintes temas:

- Inclusão Digital, Inclusão Social e Cidadania.
- Inclusão Digital, otimização de redes e acesso universal.
- Inclusão Digital e Governo Eletrônico.
- Inclusão Digital e Software Livre.


Entre outros.

Eu já estou inscrito. A todos que também participarão do encontro um grande abraço e até lá.