Esta frase, extraída da fala dos 'Borgs na saga de ficção científica Jornada nas Estrelas (
Star Trek), se traduziria como "Toda sua base (de informação) é pertencente a nós" (com os parênteses por conta deste blogueiro). Além de mote predileto do Hernani Dimantas (do blog
Marketing Hacker), esta frase me faz lembrar do universo blogueiro. Lembra-me principalmente da
aposta feita por Dave Winer (blogueiro e cabeça do
W3) com o CEO do
NYTimes, Martin Nisenholtz, sobre o futuro dos blogs como midia de notícias e informações.

A aposta é a seguinte:
"Em uma busca no Google a respeito de cinco palavras ou frases ligadas a cinco grandes histórias do ano de 2007, weblogs terão uma melhor colocação do que o site do New York Times.". Trocando em miúdos, apostou-se que ao se realizar uma busca no Google, em 2007, sobre cinco temais atuais o site mais bem rankeado em pelo menos 3 das buscas será um weblog. Se o site do NYTimes estiver mais bem rankeado do que qualquer blog em mais de 2 destas buscas, ou se o NYTimes tiver absorvido a tecnologia dos blogs (e portanto tiver o seu blog como o mais bem rankeado) então Winer perderá a aposta para Nisenholtz. Por outro lado, se o NYTimes se render à mídia blogueira para ganhar a aposta, Winer será o vencedor moral (e os weblogs terão provado seu
valor como novo paradigma de mídia digital), mesmo ficando uns mil dólares mais pobre. Fica a questão: como seria um blog feito por um grande jornal? Talvez o web-jornal coreano
Ohmynews dê uma luz sobre como PODERIA ser, mas certamente o monolítico NYTimes nunca se renderia a um formato tão democrático.

O argumento de Winer, que pode ser encontrado em conjunto com o argumento de Nisenholtz na
página sobre o assunto no site
LongBets, é de que os blogs enquanto mídia evoluíram de meros instrumentos de hobbystas para poderosas ferramentas para jornalistas freelancers (ou empregados da grande mídia que postam histórias não aceitas por esta em blogs) e pensadores das diversas áreas do conhecimento humano. Winer também afirma que com a crise na indústria da comunicação, e o emprobrecimento do conteúdo apresentado por esta, os blogueiros (muitas vezes melhores conhecedoras dos temas apresentados, e com mais liberdade de pensamento/publicação) se sobressairão como fonte de informação isenta, atual e de qualidade.

Já Nisenholtz se defende afirmando que o New York Times sempre foi um jornal de vanguarda, que absorve qualquer inovação concebida (e bem sucedida) na área da comunicação, incluindo o formato weblog. Defende também que o formato nunca substituirá os grandes jornais pois peca por falta de alcance, objetividade e confiabilidade. A discussão começou, vamos ver onde vai parar.
Pensei em fazer uma pesquisa, como a proposta nos termos da aposta, para avaliar a quantas anda o tema hoje. A princípio pensei que seria uma tarefa fácil, mas logo esbarrei nas questões de validade, abrangência e atualidade dos temas que pesquisaria. Os resultados desta pesquisa ficam para outro post. Por agora adianto que penso que temas como a questão do software livre, a questão da distribuição de músicas e filmes pelos programas p2p (e as tentativas de repressão do establishment de entretenimento norte americano) e a história das armas químicas no Iraque (afinal, se existiam, onde foram parar? Será que o Saddam engoliu tudo?) seriam bons temas.
Mais do que nunca aguardo seus feedbacks, idéias sobre o assunto, e principalmente sugestões sobre quais questões seriam boas para uma pesquisa.